sábado, 5 de novembro de 2011

A surpresa que vem do Norte

Quando teve início a atual temporada do Campeonato Inglês, poucos poderiam esperar uma campanha tão boa quanto vem fazendo o Newcastle, nestes primeiros onze jogos de competição. Após retornar a elite do futebol da Inglaterra na temporada passada terminando em posição mediana, os Magpies surpreendem com um futebol regular e sólido.

Com a vitória diante do Everton, neste sábado, por 2 a 1, e os demais resultados da rodada, o Newcastle terminará na 3ª posição. Porém as três próximas rodadas da Premier League medirão a força do time. Os rivais serão Manchester City, United e Chelsea, sendo somente a equipe de Londres no St. James Park.

O atual time é forte. Pensar em Champions League seria quase uma utopia, porém uma vaga na Europa League, não. Para isso terá que repetir uma campanha semelhante a de 2003/2004, última vez que o Newcastle terminou na quinta colocação.

O Newcastle desta temporada é bem treinado e com boas escolhas no período de contratação feitas por Alan Pardew. Isso reflete em campo nas atuações ofensivas, com jogadores tecnicamente razoáveis, mas de muita força física, como Demba Ba, Best e Ameobi. No meio, Tioté, Gutierrez, Obertan, Guthri, além de Ben Arfa, opção interessante para o banco de reservas. A defesa, principal referência até este momento da temporada é formada por Simpson, Coloccini, Steven Taylor e Ryan Taylor, tendo o goleiro holandês Krul.

Título é impossível para os Magpies, assim como dificilmente uma vaga na Champions League. A realidade deve ser a Europa League, muito bom para um time que passou por temporadas recentes fracas. Mas o principal é ver um dos clubes mais tradicionais do futebol inglês novamente brigando por algo a mais que o meio da tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário