domingo, 1 de janeiro de 2012

Equilíbrio, Emoção e Técnica, a receita do melhor campeonato do mundo

Muito se fala sobre o nível dos campeonatos pelo mundo. Geralmente com uma certa dose de generalismo e superficialidade, as competições europeias são tratadas por muitos brasileiros tendo dois ou três times, no máximo, que revezam-se no direito de serem os campeões e com resultados óbvios, dos grandes batendo os pequenos.

No último Campeonato Brasileiro, o grande trunfo da competição foi a emoção. Muitas vezes essa justificativa encobria partidas com nível técnico baixo. O fato do clube que seria o campeão brasileiro - Corinthians - perder para o então lanterna América/MG, que também bateria o Fluminense, no Rio de Janeiro. Ou então, o Flamengo, quarto melhor do nacional não vencer o Figueirense, no Engenhão. Enfim, diversos exemplos que mostram a mesma realidade. No Brasil, nos acostumamos a recorrer ao chavão que não existe no mundo um campeonato com o mesmo equilíbrio e emoção.


Deste ponto de vista, os principais campeonatos europeus, como Espanhol, Alemão, Italiano, Inglês, e em um patamar abaixo, Francês e Português, são tratados sendo menos interessantes, pois os campeões são os mesmos por anos consecutivos e as partidas tem resultados mais lógicos.

E, neste final de semana, com o último dia de 2011 e primeiro de 2012, o Campeonato Inglês escancara o quão errado está essa suposição. Nesta temporada - fato que já havia ocorrido em outras - o equilíbrio entre os times está grande e o nível técnico continua alto.

No sábado, o Blackburn superou o poderoso Manchester United, por 3 a 2, em Old Trafford, no aniversário de 70 anos de Alex Ferguson. O jogo, claro, teve os Diabos Vermelhos como protagonista, mas mostrou também que o último colocado, agora penúltimo, teve seus méritos para o resultado. No primeiro tempo, o time do contestado Steve Kean conseguiu manter a posse de bola em diversos momentos e não foi extremamente pressionado. Na segunda etapa, o United melhorou, empatou, mas mesmo assim perdeu a partida para o Blackburn, três vezes campeão do Inglês, que já havia empatado com o Liverpool, em Anfield, na rodada passada.




No domingo, foi a vez do Manchester City não vencer. O Sunderland, seis vezes campeão inglês, foi corajoso e com ótima partida do meio Sessegnon conquistou a vitória, no Stadium of Light, em gol marcado aos 47' do 2º tempo pelo sul-coreano Ji Dong-Won (impedido). O City teve boas oportunidades para fazer seu gol, geralmente esbarrando em falta de pontaria dos atacantes.

Com os resultados, os rivais de Manchester estão empatados com 45 pontos, em 19 jogos. O Tottenham, com uma partida a menos, tem 39 pontos. Arsenal, após péssimo início de competição, é o quarto, com 36. A quinta posição é do Chelsea, derrotado em casa para o Aston Villa (10º colocado), com 34. Liverpool e Newcastle aparecem na sequência.

Deste modo, o Campeonato Inglês entra em sua segunda fase. Diversas equipes perderão jogadores importantes para seleções na Copa Africana de Nações, nos meses de janeiro e fevereiro. A competição está aberta para todos os objetivos, com uma certeza, aliando o equilíbrio e ótimos jogos, afinal é possível se jogar bem e não ser previsível.

Um comentário:

  1. A Premier League não tem o futebol mais bonito, pois lá se joga por resultado, e não por beleza, mas é o mais disputado e emocionante, por isso adoro tanto.

    Abraço

    SIGA: @britfoot @kaique_pedaes
    CURTA: facebook.com/britfoot
    VISITE E COMENTE: britfoot.blogspot.com

    ResponderExcluir