quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Dixie Dean

Quem é o maior artilheiro de uma edição do Campeonato Inglês?

A resposta é Dixie Dean, que marcou 60 gols pelo Everton na temporada 1927/28. Conquistando o primeiro título inglês do Everton, e se tornando um recordista de todos os tempos, já que dificilmente algum outro jogador fará 60 gols em uma única temporada.

Dixie começou sua carreira em 1923, no Tranmere Rovers, um time pequeno de Merseyside. Depois de 30 jogos e 27 gols pelo pequeno time, o jogador atraiu os olhares do grande Everton, em 1925. Pelos Blues de Liverpool, Dixie fez 433 jogos e marcou 383 gols, em 12 anos jogando pelo clube de Merseyside. Dean marcou, nada mais, nada menos, do que 37 hat-tricks pelo Everton.

Em 1926, Dixie, que em uma temporada já era o capitão do Everton, sofreu um grave acidente de moto, fraturando o crânio e a mandíbula. Porém conseguiu se recuperar e fazer sua melhor temporada no ano seguinte, quando conseguiu a incrivel marca de 60 gols no campeonato.

Em 1937, já um pouco velho, Dixie começou a perder espaço no time, e então trocou de casa: Mudou-se para o Notts County, time mais velho do mundo, mas fez apenas 9 jogos, com 3 gols marcados. Depois disso foi para o Sligo Rovers da Irlanda, por alguns meses. E encerrou a carreira jogando pelo Hurst FC, antigo time de Merseyside.

Pela Seleção Inglesa, jogou apenas 16 partidas e marcou 18 gols. Seis hat-tricks.

Dixie Dean morreu no dia primeiro de março de 1980, e podemos dizer que morreu em sua casa. Dean sofreu uma parada cardiaca no Goodson Park, enquanto acompanhava o clássico Everton e Liverpool. Clássico vencido pelo Liverpool por 2x1.

Uma canção foi gravada por fãs, em homenagem ao ídolo. Com o título "Leve-me de volta aos bons e velhos tempos de Dixie". Além da música, um filme contando a história de Dixie Dean está pra ser lançado, com o título: "Dixie, a lenda do povo". O filme mostrará de sua infância até sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário