sábado, 14 de maio de 2011

19 vezes Manchester, 12 vezes Ferguson


Talvez foi mais complicado do que o Manchester poderia imaginar. O esperado em Ewood Park seria uma vitória contra o Blackburn, que ainda luta contra o rebaixamento, mas o empate que concretizou o título do United saiu somente 27 minutos da segunda etapa, gol marcado por Rooney.

Autor do gol, Rooney foi decisivo para o Manchester, sobretudo na segunda metade da temporada. Mas não foi o artilheiro da equipe, este sendo conquistado pelo atual reserva Berbatov, com por enquanto 21 gols. Wayne Rooney também não foi o melhor do time durante todo o campeonato. É difícil saber quem seria o mais completo no United, Vidic provavelmente seria um dos mais importantes e não por acaso um dos representantes do campeão como melhor da temporada na Inglaterra. O outro representante foi Nani, que foi o jogador que deu mais assitências nesta edição, até o momento foram 18.

Mas talvez nenhum desses jogadores foi mais surpreendente que o jovem Chicharito Hernandez. Com 22 anos, o garoto marcou 13 vezes até a penúltima rodada, foi decisivo em diversas partidas, como a contra o Blackburn sofrendo o pênalti convertido por Rooney. Toda essa importância adquirida por menos de R$ 50 milhões, quantia considerada apenas mediana para padrões do futebol europeu. Mas a lista ainda tem Van der Sar, que encerra sua brilhante carreira com mais uma conquista. Falando em conquistar, não há como não citar Ryan Giggs, novamente importante quando mais foi preciso.


Por mais jogadores importantes que o United demonstrou nesta temporada seria muito complicado escolher qual seria O jogador. Isso porque, mesmo sendo às vezes repetitivo, O homem estava no banco. Novamente Alex Ferguson mostrou sua capacidade de reinventar o Manchester. Ele conseguiu dar o padrão de jogo que faz do Manchester United o time mais eficiente do futebol inglês, e talvez até do futebol europeu. Com o grupo de jogadores em suas mãos, conseguiu contornar momentos ruins, como a queda de rendimento nas últimas rodadas e o princípio de transtorno na insatisfação de Rooney, que quase deixou o time no início da temporada. São 19 títulos do Manchester na história superando assim o rival Liverpool, 12 deles pela capacidade irretocável de Ferguson.

2 comentários:

  1. Vale ressaltar que Ryan Giggs esteve presente nos 12 títulos de Ferguson.

    ResponderExcluir
  2. Exato. Todos os títulos com Giggs, que estreou no Manchester em 1990, três anos após Ferguson. E na primeira conquista de Ferguson no United, na temporada 1992/93, Giggs foi eleito o Jovem da Temporada, pela Associação de Jogadores.

    ResponderExcluir