quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Exeter City - Primeiro adversário da seleção brasileira

Teremos vários jogos pela segunda rodada da League Cup. Um jogo em especial chama a atenção: Exeter City x Liverpool.

O jogo será no seu estádio, o St. James Park (que não é o estádio do Newcastle United, de mesmo nome), com capacidade para 8.830 pessoas (é a casa do time desde a sua fundação, em 1904). O Liverpool é o único dos clubes de ponta que entrará nesta fase da competição. O motivo são as pífias campanhas, na competição, nas últimas temporadas.

Mas o post de hoje não tratará do Liverpool, e sim do Exeter. A história do Exeter começa em 1890. Existiam dois times na cidade, o Exeter United (que antes era Devon), e o St. Sidwell United. Em 1904, os dois clubes se enfrentaram. Fizeram o dérbi da cidade. Depois de uma vitória de 3x1 do St. Sidwell United, os dois clubes resolveram se juntar e fundar um novo clube: O Exeter City Football Club.

O que poucos sabem é que o Exeter é muito importante na história da seleção brasileira. O primeiro jogo da seleção do Brasil foi em um amistoso contra o clube inglês, em 1914.

Foto de Brasil x Exeter no estádio das Laranjeiras, em 1914

O Exeter estava em excursão pela América do Sul. Depois de fazer amistosos pela Argentina, o clube aceitou um convite da FBS (Federação Brasileira de Sports) à fazer um amistoso contra um "selecionado" de jogadores brasileiros. A seleção era, basicamente, formada por jogadores de clubes cariocas e paulistas.

O jogo foi realizado no dia 21 de julho de 1914, no estádio das Laranjeiras. O público era de aproximadamente 5 mil pessoas. O resultado foi surpreendente. O Brasil venceu o Exeter por 2x0. Os gols foram marcados por Oswaldo Gomes e Osman.

Seleção brasileira: Marcos de Mendonça, Píndaro, Nery, Lagreca, Rubens Salles, Rolando, Aberlardo, Osman, Oswaldo Gomes, Friedenreich e Formiga.

Exeter City: Loram, Jak Fort, Strettle, Rigby, Lagan, Hardin, Hold, Whittaker, Hunter, Lovett e Goodwin.

Árbitro: Harry Robinson

Referência:
POLI, G; CARMONA, L. Almanaque do Futebol Sportv. Rio de Janeiro: Casa da Palavra Produção Editorial, 2009. 37 p.

Um comentário:

  1. Essa historia do Exeter eu ja conhecia.
    tanto que passei um texto pra blogueiro do ig n omes passado e ele falou sobre isso.

    bom vi o topico passado seu falando "agora é com vc" falando do wilshere, só que eu acho q vc vai er q fazer outro topico
    pois o Wilshere vai parar pro 3 semanas e isso vai ser mto ruim pro arsenal que tem as bucha logo de car na temporada um abraço
    Claudio.

    ResponderExcluir