sábado, 25 de fevereiro de 2012

Liverpool pode voltar a ser campeão

O Liverpool está, mais uma vez, em uma final de campeonato. Depois de quase seis anos sem chegar à uma decisão, os Reds conquistaram a vaga para a final da English League Cup, depois de deixar pra trás o Manchester City.

No caminho, além dos Citizens, o Liverpool eliminou Exeter City, Brighton & Hove Albion, Stoke City e Chelsea. A final será contra o Cardiff City (clube que nunca chegou à final desta competição, tendo chegado às semi-finais em 1966).

História

O tabu de seis anos sem finais/títulos, não é o único (Última final do Liverpool foi em 2006, contra o West Ham pela FA Cup, quando foi campeão nos pênaltis). O Liverpool não pisa no lendário estádio Wembley desde 1996, quando jogou e perdeu a final da FA Cup para o Manchester United. Um ano antes o Liverpool disputou sua última partida de League Cup no estádio londrino. Foi em 1995 a última vez que os Reds jogaram a final em Wembley. Decisão contra o Bolton, vencida pelo Liverpool por 2x1.

Depois disso o Liverpool chegou a mais três finais de League Cup, mas todas disputadas no Millenium Stadium (quando o Wembley era reconstruído - Millenium Stadium que, curiosamente, fica na cidade de Cardiff, rival do Liverpool nesta edição): Liverpool 1x1 Birmingham (2001), Liverpool 2x0 Manchester United (2003) e Chelsea 3x2 Liverpool (2005) - está foi a última final de League Cup do Liverpool.

O Liverpool é o maior vencedor de League Cups, com sete no total. As quatro primeiras conquistas foram de forma consecutiva: 1981, 1982, 1983 e 1984. Ao todo foram sete conquistas. Somam-se 1995, 2001 e 2003.

Além das conquistas, o clube teve mais três finais em que saíram derrotados: 1978 (perdeu para o Nottingham Forest), 1987 (perdeu para o Arsenal) e 2005 (perdeu para o Chelsea).

O Cardiff, recentemente, chegou a uma final importante: FA Cup de 2007/08, mas foi derrotado, por 1x0, pelo Portsmouth.

Pela liga, os clubes fazem campanhas regulares. O Cardiff é o sexto na Championship. Não jogou na rodada mas, mesmo assim, está na zona de classificação para os play-offs, que dão vaga à Premier League. O Liverpool é o sétimo na Premier League, sete pontos atrás do Chelsea (4º colocado e dono da última vaga à Champions League - Porém o Liverpool tem um jogo a menos agora).

Notícias dos times

O Cardiff poderá ter seu goleiro titular, Tom Heaton, que está recuperado de uma lesão no tornozelo. Mark Hudson, capitão da equipe, fará testes antes do jogo para ver se tem condições de entrar em campo. Ele tem um problema na panturrilha. Outra dúvida é Stephen McPhail, com problema no sistema dorsal.

No Liverpool, Craig Bellamy poderá retornar e enfrentar o seu clube formador. Bellamy jogou no Cardiff, inclusive, na última temporada. Poupado na FA Cup, Daniel Agger também poderá jogar a final. Liverpool com time completo (apenas Lucas fora, mas isso já é sabido).


Nenhum comentário:

Postar um comentário