quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Nottingham Forest

Atendento ao pedido do leitor "Mikhail Bakunin", o Conexão Inglaterra faz agora um post especial sobre um dos mais charmosos, tradicionais e, por que não dizer, grandes time da Europa.

O Forest, na verdade, não nasceu como clube de futebol, e sim de Shinty (O Shinty é semelhante e precursor do Hóquei - É jogado em gramado, com tacos), mas, talvez pelo sucesso inicial do Notts County (clube que já existia a três anos na cidade de Nottingham) tenha mudado o esporte para o Futebol. O Nottingham Forest foi fundado no ano de 1865. O Notts Conty é datado de 1962, e é considerado o mais velho clube do mundo. Os Reds entraram pra FA apenas em 1888.

Um fato curioso do clube é: O Nottingham Forest jogou a primeira partida com redes nos gols, em 1890.

O primeiro título de FA Cup do Forest veio 1898, quando venceu o rival Derby County por 3x1. Na primeira metade do século XX, o Forest vivia descendo e subindo de divisões. Até para a terceira divisão o time passou - isso em 1949. Mas depois de dois acessos consecutivos o clube voltou a elite e aos bons tempos. Conquistando depois a FA Cup de 1959.

Com o passar dos anos, a segunda divisão voltou a atormentar o "time da capital do futebol mundial", mas o futuro seria brilhante para o Forest.

Em 1972 o treinador Brian Clough conseguiu o feito de levar o Derby County ao título inglês. O Nottingham Forest, nesta época, assim como hoje, mantinha-se dormindo na segunda divisão. Até que a surpresa: Clough foi contratado pelo Forest em 1975 - O campeão inglês trocara o Derby County, rival do Nottingham, pelo próprio, que estava na segunda divisão. Foi inacreditável para todos.

Clough viria a ser o maior treinador da história do Nottingham Forest.

O acesso à primeira divisão veio na temporada seguinte, 1976/77. E na seguinte, re-estreante na primeira divisão, o Forest conquistou o título, em 1977/78. Conquistando seu primeiro, e único, título inglês. Além do título, conquistou a vaga para a Copa dos Campeões da UEFA (UEFA Champions League).

Na época, a Champions era diferente. Era, desde seu início, em mata-mata. Na primeira rodada, o Forest enfrentou o Liverpool. Venceu por 2x0 em Anfield, e empatou 0x0 no Trentside. Nas oitavas de final, vitória por 2x1 fora de casa diante do AEK, da Grécia, e uma esmagadora vitória por 5x1 em casa. Nas quartas de final a vítima foi o Grasshoppers, da Suiça, e o confronto foi definido logo no jogo de ída: 4x1 no Trentside, e depois empatando por 1x1 na Suiça.

O Köln da Alemanha foi o adversário nas semi-finais. E depois de um eletrizante empate por 3x3, em Nottingham, o Forest foi buscar uma história vitória fora de casa: 1x0 na Alemanha.

A final foi contra o Malmö, em Munique. O jogo foi 1x0 para o Forest, se tornando o terceiro time inglês a conquistar o maior campeonato de clubes do mundo.

O fato se repetiu no ano seguinte, quando o Forest eliminou times com o Dynamo da Alemanha e o Ajax, além do Hamburgo na final, com mais uma vitória por 1x0. O destaque da partida foi Peter Shilton. O goleiro foi o melhor em campo e foi dada a ele a responsabilidade pela conquista.

Aliás, Peter Shilton é o recordista em partidas pela Premier League, com 1005 partidas.

Os principais jogadores desta época gloriosa do Forest eram, além do lendário Shilton: O lateral direito Viv Anderson(o primeiro negro a jogar por um clube inglês), O meia Martin O'Neil, o atacante Trevor Francis e um trio de escoceses: O ponta John Robertson, o meia Archie Gemmil e defensor Kenny Burns.

O Forest chegaria às semi-finais da Copa da UEFA 1984/85, mas foi eliminado pelo Anderlech, em um jogo que deu o que falar. O Forest teve um gol legítimo mal anulado, e sofreu um gol de penalti que não existiu. Depois de algum tempo, foi provado que o árbitro da partida tinha sido subornado por dirigentes do clube belga. Porém punição alguma foi feita ao árbitro, pois o mesmo havia morrido em um "misterioso" acidente de automóvel.

A última grande temporada do Forest foi em 1989, quando, durante toda a temporada os torcedores tinham esperanças de conquistar a tríplice coroa inglesa. Conquistou a English League Cup, e liderou o Campeonato Inglês até o final, mas foi superado pelo Liverpool. E na FA Cup foi eliminado nas semi-finais, também para o Liverpool, naquele trágico episodio de Hillsborough, onde 96 torcedores do Liverpool morreram esmagados.

Em 1993, depois de 18 anos no cargo de treinador, conquistando 1 título inglês, 2 Champions League, 4 English League Cup, Brian Clough saiu do Forest de maneira não tão agradevel: com o rebaixamento para a segunda divisão - o primeiro dele no comando dos Reds.

A última temporada do Forest na elite foi a de 1998/99. Quando com apenas 30 pontos, foi lanterna e rebaixado à Coca-Cola Championship.

Na temporada atual o Forest tenta voltar para a elite. Mas sinceramente o clube não deve passar do meio da tabela. Isso se não brigar pelo rebaixamento. O time tem alguns bons talentos, como o meia McGugan, o ala Paul Anderson, o meia Cohen e os atacantes Tyson e Earnshaw. O jeito é esperar, torcer, e acompanhar todos os passos do Forest aqui, no Conexão Inglaterra.

Títulos do Forest:

UEFA Champions League: 1978/79 - 1979/80
SuperCopa Européia: 1979
Campeonato Inglês: 1977/78
Segunda Divisão Inglesa: 1936/07 - 1912/22 - 1997/98
Terceira Divisão Inglesa: 1950/51
FA Cup: 1987/88 - 1958/59
English League Cup - 1977/78 - 1978/79 - 1988/89 - 1989/90
SuperCopa da Inglaterra: 1919 - 1978
Full Members Cup: 1889 - 1992
Dallas Cup: 2002

2 comentários:

  1. formidável, a matéria me fez gostar ainda mais do grande Forest, a história do futebol inglês é muito rica, e eu torço muito para que os antigos grandes voltem a ser grandes, como o Chelsea conseguio, gostaria de ver o Aston villa forte denovo, o everton, o blackburn o portsmouth o birmiham etc.. e principalmente o Leeds.

    ResponderExcluir
  2. Quais são as 5 maiores torcidas da inglaterra?

    ResponderExcluir