terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Fernando Torres no Chelsea


O último dia de transferências na Inglaterra foi agitado. Liverpool e Chelsea fizeram um alvoroço numa janela que não estava lá tão agitada (e nem as últimas janelas). O fato é que, depois de 4 temporadas (que para o torcedor do Liverpool mais parece uma eternidade), Fernando Torres deixa Anfield Road (com status de ídolo que, justamente, é), e ruma para Londres - Destino Stamford Bridge.

Depois da janela de transferência, Liverpool sai melhor do que entrou

A primeira impressão (e permanente para a maioria das pessoas) é de que o Liverpool saiu perdendo muito nesta segunda feira. Mas talvez não seja uma perda tão grande.

Claro, Fernando Torres é um ídolo, um ícone e um dos melhores atacantes do mundo (ou o melhor - disparado), mas é fato que ele, a algum tempo, não é mais o mesmo Torres de temporadas passadas (mais precisamente antes da Copa do Mundo da África). Alguns motivos para essa caída de Fernando:

Ele está sem vontade de jogar pelo Liverpool. Afinal, o time não briga por absolutamente nada nas últimas duas temporadas. Ele sempre foi o ÚNICO atacante do time, sempre sozinho e, por conseqüência, sempre pressionado. O baixo rendimento de Torres (vamos deixar claro que o baixo rendimento de Torres é marcar 2 gols por jogo - Como fez na última rodada da Premier League) também é causado pela falta de bons valores no time do Liverpool. Claro, os 11 titulares do Liverpool estão longe de ser perna de pau, mas também estão longe de ser o melhor elenco na Inglaterra. Pro Torres é muito mais interessante jogar com Lampard, Drogba, Anelka, Cole, Terry, do que Meireles, Poulsen, Joe Cole, Kuyt, Jhonson (e claro, Gerrard - que tem muita qualidade). Para Torres, mudar para o Chelsea melhorará seu futebol. E isso é um fato.

Mas há um porém: Para Torres, o time do Liverpool é pouco. Para Carroll, o time do Liverpool é muito mais do que o Newcastle. Por isso os fãs dos Reds podem ficar animados: Carroll vem ai, e o bicho vai pegar! Com o time do Newcastle sendo de razoável para baixo, Andy Carroll marcou 11 gols na temporada. Sem contar a ótima campanha e a artilharia no campeonato da segunda divisão à duas temporadas. Se ele fez chover em Newcastle, podem esperar uma tempestade em Liverpool.

Outro fato de eu pensar que o Liverpool saiu desta janela de transferência mais forte do que entrou (mesmo perdendo seu melhor jogador) é que agora existem DOIS atacantes de qualidade no seu elenco. Kenny Dalglish terá a sua disposição Luis Suárez e Andy Carroll, algo que nem Rafa Benitez e nem Roy Hodson gozaram.

Torres é melhor, infinitamente, do que Carroll e Suárez, mas já não estava conseguindo trazer melhorias para o Liverpool, a aposta é que, agora com dois atacantes de qualidade, o Liverpool
consiga melhorar o rendimento e voltar ser um grande time na Europa. Há vida pós Torres.

Também devemos destacar os valores financeiros destas transferências: 50 milhões de Libras foi o que o Chelsea desembolsou para tirar El Niño do Liverpool. Para se ter uma idéia, os 11 títulares do Arsenal: Almúnia, Sagna, Konsielny, Squillaci, Clichy, Song, Fabregas, Arshavin, Nasri, Van Persie e Chamakh, valem, juntos, 44 milhões de Libras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário