domingo, 16 de janeiro de 2011

Culpado pela má fase do Liverpool: Xabi Alonso

Muito se escuta, ao comentar sobre o Liverpool e sua má fase, que a dependência dos Reds em Fernando Torres e Steven Gerrard é exagerada, e que o Liverpool não consegue "se virar" sem eles.

Na verdade, nem com a presença deles o Liverpool tem conseguido sucesso. Não é que os dois não sejam grandes jogadores. São. Mas as analises sobre o por quê desta situação do Liverpool, geralmente esquecem de um outro meio campo: Xabi Alonso.

Depois da saída do espanhol para o Real Madrid, no início da temporada passada, o Liverpool jamais foi o mesmo que era quando ele estava em campo.

Xabi fez com o Liverpool cinco temporadas, e em todas o time conseguiu vaga para a UEFA Champions League. Destas temporadas apenas em 2004/05 (em sua temporada de estreia), quando o Liverpool ficou em 5º, mas foi o ano da conquista da Champions League.

Depois desta temporada o Liverpool conseguiu a 3ª colocação em 2005/06, 4º em 2006/07, 4º em 2007/08 e 2º em 2008/09 (sua temporada derradeira).

Depois da saída de Xabi Alonso, o Liverpool não conseguiu mais sucesso na UEFA Champions League, sendo eliminado na fase de grupos em 2009/10. Alcançou apenas a 7ª colocação na Premier League na mesma temporada, e na atual temporada faz uma das piores campanhas de sua história.

De fato o Liverpool sente falta de Xabi Alonso, e não será o mesmo até achar um volante que consiga organizar o jogo como ele fazia. Lucas, Meireles, Aquilani, Poulsen: Nenhum deles é capaz ou tem as mesmas caracteristicas do espanhol. É nisso que o Liverpool tem que investir: Um volante estilo Xabi Alonso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário