quarta-feira, 18 de maio de 2011

As finais de Wembley


Sábado dia 28 será um dia histórico. Dia histórico só pelo fato de ser dia de final de Champions League. E dia histórico, também, pelo palco da decisão: O estádio Wembley.

Tanto Barcelona quanto Manchester United conquistaram seus primeiros títulos de Champions League (ou Copa dos Campeões no passado) no estádio Wembley. No antigo. Esta será a primeira final do "Novo Estádio Wembley".

Até hoje, cinco finais já foram disputadas no estádio de Londres. Um fato interessante é que, em todas elas (exceto o Liverpool e 78), o campeão foi inédito. Foi em Wembley que alguns dos maiores clubes começaram a se agigantar na Europa.

Foi em Wembley os primeiros títulos de Milan, Ajax, além de Manchester United e Barcelona.

Outro fato pra se lembrar é: Nas duas vezes que clubes ingleses participaram de uma final em Wembley, os dois venceram. Nunca um inglês perdeu uma final de Champions League "em casa".

Vamos às finais:

1962/63 - Benfica 1x2 Milan

A primeira decisão em Wembley foi a oitava decisão de Champions. A final da temporada de 1962/63 tinha um favorito: O Benfica. A final era contra o poderoso Milan, mas o clube português era bicampeão da competição.



Benfica:
Eusebio 19'

Milan:
Altafini 58' e 70'


1967/68 - Manchester United 4x1 Benfica

O Benfica mais uma vez era considerado o favorito. O Manchester United, que anos antes perdera praticamente toda a equipe em um acidente de avião, estava no topo. Bobby Charlton e George Best se superaram e conseguiram o título na prorrogação. O Manchester United foi o segundo clube a conquistar a Champions em seu país. O primeiro foi o Real Madrid, que em 1956/57 levantou o caneco em Madrid, no Santiago Bernabeu.


Manchester United:
Bobby Charlton 53' 98'
Brian Kidd 94'
George Best 92'

Benfica:
Jaime Graça 79'


1970/71 - Ajax 2x0 Panatinaikos

Nascia mais um gigante do futebol europeu: O poderoso Ajax, no começo da década de 70 - Aquela que seria a melhor década para o futebol holandês.


Ajax:
Dick Van Dijk 5'
Adrianus Haan 87'


1977/78 - Liverpool 1x0 Brugge

Novamente um inglês jogando em Wembley. O Liverpool, atual campeão na época (vencera o Borussia Mönchengladbach por 3x1 em Roma no ano anterior), enfrentara o clube Belga com todo o favoritismo. Depois de jogo duro, o herói foi Kenny Dalglish, que fez o gol do bicampeonato.

Liverpool:

Kenny Dalglish 64'


1991/92 - Barcelona 1x0 Sampdoria

O Barcelona jogava sua terceira final, depois de ser derrotado nas duas primeiras vezes. O jogo tenso terminou só na prorrogação, com o gol de falta de Koeman.

Barcelona:

Ronald Koeman 112'

Nenhum comentário:

Postar um comentário