quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sir Alex Ferguson


Um dos maiores, se não o maior, talvez o maior, nome do Manchester United nos últimos tempos, e por que não dizer de toda a história, Alex Ferguson é o mais vitorioso treinador do Reino Unido. Confira uma breve "biografia" do treinador escocês.

O pai, Alexander Beaton Ferguson, era ajudante de chapeiro em uma indústria naval. A mãe se chamava Elizabeth Hardie. Alex Ferguson nasceu no dia 31 de dezembro de 1941, em Govan, um distrito localizado no sudeste da cidade de Glasgow, Escócia. Alex Ferguson era/é torcedor do Rangers.

Com 16 anos, Alex Ferguson começou sua carreira como jogador. Era atacante do Queen's Park. Fez gol na sua estréia contra o Stranraer, na vitória por 2x1. Como o Queen's Park era um time amador, Ferguson também trabalhava, num estaleiro.

Depois de 20 gols em 31 jogos pelo Queens Park, o jovem foi contratado pelo profissional St. Johnstone, em 1960. No clube, Ferguson não ia bem. Não era utilizado no clube, até pensou em se mudar para o Canadá, na época. Mas, sem opções no ataque, o treinador da equipe escalou Ferguson, simplesmente para uma partida contra o Rangers. O resultado é que Ferguson fez um hat-trick, e se manteve na equipe.

Em 1964 foi para o Dunfermline. A equipe ficou a um ponto de vencer a liga. Na temporada seguinte, Ferguson fez 45 gols em 51 jogos pelo Dunfermline. Foi então contratado pelo Rangers, por 60 mil Libras.

Ferguson com a camisa do Rangers

Depois de se casar com Cathie, uma católica, Ferguson encontrou alguns problemas no Rangers. O Nottingham Forest teve interesses em contratar Alex Ferguson, mas o mesmo não queria ir para a Inglaterra. Então, Ferguson mudou-se para o Falkirk, depois para o Ayr United, onde encerrou a carreira em 1974.

No mesmo ano, 1974, Ferguson tornou-se treinador do East Stirlingshire, com 32 anos. Recebia 40 Libras por semana, num clube que sequer tinha um goleiro. Foi logo no seu primeiro trabalho como treinador que sua fama de disciplinador começou a aparecer. O atacante da equipe, Bobby McCulley disse: "Eu nunca tive medo de ninguém antes de conhecer Alex Ferguson. Ele assusta no começo".

Figurinha da revista Panini, Ferguson treinador do St.Mirren

Ferguson, depois foi contratado pelo St. Mirren, onde treinou de 1974 a 1978, quando foi para o Aberdeen, em junho de 1978. Aberdeen já era um grande clube do futebol escocês, mas não vencia um campeonato desde 1955. Alex Ferguson, no Aberdeen, levantou 10 títulos. Entre eles três Campeonatos Escoceses, quatro Copas da Escócia e uma Copa UEFA.

Ferguson em sua época de treinador no Aberdeen

Depois de anos gloriosos e muitas conquistas, e depois de uma breve passagem pela seleção da Escócia, Alex Ferguson, então, foi contratado pelo poderoso (não tão poderoso na época) Manchester United.

Mas isso vale um outro post, mais tarde.

Um comentário: