quinta-feira, 14 de julho de 2011

Guia da Premier League: Newcastle e Norwich

Newcastle United


Títulos da Premier League: 4 - Último em 1926/27
Estádio: St. James Park
Capacidade: 52.387
O craque: Yohan Cabaye
Colocação no último campeonato: 12º


O Newcastle é grande. Viveu uma turbulência nas últimas temporadas mas, ao que parece, está se amenizando. O clube já conseguiu uma boa colocação na temporada passada, quando vinha da segunda divisão (com, basicamente, o mesmo time que jogou a Championship).  O clube teve uma perda significativa no meio da temporada passada (o que prejudicou a campanha). O principal destaque, Andy Carroll, foi vendido ao Liverpool, em uma oferta irrecusável. 

O fato é que, com dinheiro no caixa, o Newcastle pôde contratar nesta janela. O clube comprou em atacado na França. Vieram Sylvain Marveaux, do Rennes, Mehdi Abeid, do Lens, e o ótimo Yohan Cabaye, do campeão francês Lille.  Mas o Newcastle também perdeu um jogador importante: Seu capitão, Kevin Nolan, que foi para o West Ham, numa espécie de troca com Demba Ba (que também será importante).


O que esperar?
O meio da tabela. O Newcastle pode até melhorar a 12ª colocação da temporada passada, mas o time não deverá ir mais longe do que isso. Talvez brigar pelo lado de cima da tabela. Não brigará para cair.


Possível time base:
Harper, Simpson, Williamson, Coloccini, Enrique, Tioté, Barton, Gutierrez, Marveaux, Cabaye e Ba.


Norwich City


Títulos da Premier League: Nenhum
Estádio: Carrow Road
Capacidade: 26.034
O craque: Grant Holt
Colocação no último campeonato:  2º (Championship) 
Último ano na Premier League: 2004/05 - 19º colocado


O Norwich City vem surpreendendo nas últimas temporadas. Depois de, em 2009, cair para a terceira divisão, os canários se superaram e voltaram à Championship apenas uma temporada depois de cair. O mais surpreendente veio na temporada passada. O clube, recém promovido à Championship, não figurava entre os favoritos ao acesso, e sim ao rebaixamento. Porém, com grandes atuações e grandes méritos de Paul Lambert e seus comandados, o Norwich City conseguiu uma campanha magnifica na segunda divisão: Vice-campeonato, além da vaga à Premier League, seis anos depois de sua última participação.

O time é bom. Gastou o que podia para se reforçar, e irá brigar. Nomes importantes como James Vaughan, do Everton, e Steve Morison, do Millwall, foram contratados num valor somado de  £5.3m, além de outros nomes. Paul Lambert e Grant Holt são peças importantes para o objetivo da temporada ser cumprido.


O que esperar?
A briga contra o rebaixamento. Apesar de ser um time que surpreendeu nas últimas temporadas, o Norwich não é tão forte quanto outros clubes da Premier League. Tentará, apenas, fazer uma campanha honrosa. Sonhar com a parte de cima da tabela parece devaneio.


Possível time base:
Ruddy, Martin, Ward, De Laet, Drury, Crofts, Surman, Bennett, Hoolahan, Vaughan e Holt.

2 comentários: