segunda-feira, 25 de julho de 2011

Guia da Premier League: Stoke, Sunderland e Swansea

Stoke City


Títulos da Premier League: Nenhum
Estádio: Britannia Stadium
Capacidade: 28.383
O craque: Ryan Shawcross
Colocação no último campeonato: 13º


O Stoke City não é um time cotado para cair, mas também não se espera algo muito além do que conquistou nas últimas temporadas. Este ano, em particular, será diferente. O clube disputará, pela primeira vez, uma competição européia (a UEFA Europa League. Vaga conquistada pela ótima campanha na FA Cup), e terá de se dividir. Sem numerosas contratações (apenas a incógnita Jonathan Woodgate), o Stoke tem como grande trunfo a equipe bem montada. Tony Pulis, no Stoke desde 2006, conseguiu implantar sua maneira, deixando o time "certinho", sem depender de nomes em individual. 

Alguns bons jogadores se encontram no elenco do Stoke, mas nenhum chama mais a atenção do que o ótimo Shawcross. O jovem zagueiro ficou marcado, no início, por ter quebrado, acidentalmente, a perna de Aaron Ramsey, do Arsenal, mas está longe de ser grosso. 

Kenwyne Jones é o perigo no ataque, mas a principal jogada do time sai das mãos de Rory Delap. Cobranças de lateral, perto da área adversaria, é a mais perigosa jogada do Stoke nos jogos.


O que esperar?
O meio da tabela. O clube não deverá fazer diferente do que vem fazendo nas três temporadas em que está na Premier League (12º, 11º e 13º, respectivamente).


Possível time base:
Sorensen, Huth, Wilson, Shawcross, Wilkinson, Whelan, Pennant, Delap, Etherington, Jones e Walters.


Sunderland


Títulos da Premier League: 6 - Último em 1935/36
Estádio: Stadium of Light
Capacidade: 49.000
O craque: Asamoah Gyan
Colocação no último campeonato: 10º


Incógnita. Steve Bruce terá de, praticamente, montar um novo Sunderland. A campanha fraca no segundo turno da Premier League passada, deixou todos furiosos, e muitas contratações foram feitas. Pode se dizer que o Sunderland foi um dos times que mais e melhor contratou nesta janela. A venda de Jordan Henderson, para o Liverpool, possibilitou um grande aumento no investimento do time. Somam-se 10 novos nomes (e bons nomes) para, praticamente, se montar um novo Sunderland.

As principais contratações foram de Wes Brown, John O'Shea (Manchester United), Craig Gardner, Sebastian Larsson (Birmingham) e Connor Wickham (Ipswich) que, certamente, serão titulares (ou brigarão para isso).

O que esperar?
A briga pela Europa League. O Sunderland esteve, na última temporada, brigando por uma vaga à competição europeia mas, depois de um segundo turno pífio, o 10º, melhor colocação em 10 anos, foi rechaçado. Para esta temporada, com tantos reforços, os Black Cats poderão, sim, brigar pelo 6º lugar.

Possível time base:
Gordon, O'Shea, Turner, Brown, Richardson, Gardner, Cattermole, Vaughan, Larsson, Wickham e Gyan.

Swansea City


Títulos da Premier League: Nenhum
Estádio: Liberty Stadium
Capacidade: 20.520
O craque: Scott Sinclair
Colocação no último campeonato:
Último ano na Premier League: 1982/83 - 21º


28 anos depois da última participação na primeira divisão, o Swansea coloca um clube do País de Gales, pela primeira vez, na Premier League. Os cisnes se re-estruturaram de maneira rápida. Em 2006, rebaixado para a terceira divisão, uma grande reformulação foi feita e, sem investir demais, voltou, em 2008, para a Championship, conseguindo o acesso à Premier League na temporada passada, depois de passar pelos difíceis Play-Offs.

O time é bom, mas perdeu o principal jogador da temporada passada (Fabio Borini, que estava emprestado pelo Chelsea e, agora, acertou com o Parma). A aposta é em Scott Sinclair, jogador formado no Chelsea e que, ainda, tem grande futuro. Sem grandes investimentos, os comandados de Brendan Rodgers tentarão fazer história.

O que esperar?
A briga contra o rebaixamento. Talvez junto com o Norwich City, o Swansea seja, com o perdão do trocadilho, o patinho feio da Premier League.

Possível time base:
Moreira, Williams, Tate, Monk, Rangel, Allen, Britton, Dyer, Sinclair, Dobbie e Graham.

4 comentários:

  1. Legal o post! Só acho que o Stoke tem mais que as jogadas de Delap. Na última temporada, os avanços pelas pontas de Etherington e principalmente Pennant foram muito perigosos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, amigo.

    Só que eu não disse, em nenhum momento, que o Swansea só tem essa jogada. Eu disse "principal" jogada.

    Obrigado por comentar.

    ResponderExcluir
  3. Swansea não, Stoke... hehehe sei lá, nem acho que hoje essa é a principal jogada.

    Parabéns pelo blog, é bem legal!

    ResponderExcluir
  4. Haha! Stoke...

    Mas é isso aí! Opiniões diferentes são necessárias!

    Obrigado, bicho!

    ResponderExcluir