domingo, 4 de dezembro de 2011

O retorno inglês a Euro Copa


O sorteio dos grupos da Euro Copa 2012 poderia ter sido mais ingrato para a Inglaterra, assim como os demais representantes da chave D. A divisão deixou equipes equilibradas e de nível parecido, com armas diferentes.

A Ucrânia, dona da casa, aposta justamente neste fator para tentar surpreender. Será difícil o time classificar-se, justamente por ter nível técnico inferior aos rivais franceses, ingleses e suecos, porém a força da torcida é o ponto a favor, sendo este o primeiro grande evento esportivo organizado no país como independente, desde a separação da União Soviética.

Hoje, a dependência até mesmo emocional ainda está sob os pés de Shevchenko. As principais bases do time são Tymoshchuk, único jogador que está em um grande time da Europa, o Bayern de Munique, Rotan e Aliyev. O treinador Oleg Blokhin é o mesmo que fez a seleção chegar a Copa do Mundo de 2006.

A segunda força do grupo deve ser a Suécia. O técnico Erik Hamrén faz sua estreia como comandante de seleções, após passagens por clubes suecos. Depois do sorteio dos grupos, ele frisou que o mais importante não será vencer a partida de abertura contra a Ucrânia, mas sim os jogos diante da França e Inglaterra. Ele está com a razão, afinal ingleses e franceses são os rivais pela classificação.

A grande geração da metade da década de 1990 - quando foi 3º lugar na Euro 92 e Copa do Mundo 94 - não existe mais, porém os reflexos desta equipe ainda podem ser vistos em Ibrahimovic, Kallstrom, Mellberg, além de mais novatos como o goleiro Isaksson. O grande trunfo do time é ter talento para fazer partidas acima do esperado, exemplo da vitória contra a Holanda, que selou a classificação para a Euro, por 3 a 2.

Se fosse o grupo da Copa do Mundo de 2010, certamente a França não seria a segunda força da chave, tal como foi a decepcionante campanha na Africa do Sul. Porém a saída de Raymond Domenech e a vinda de Laurent Blanc deram outro ânimo para o time.

A boa temporada de Benzema, no Real Madrid, Nasri, no City, são ótimos trunfos. Além deles, alguns outros são apostas, afinal não tem boas sequências na seleção, como Ribery, Malouda, Alou Diarra e Cissé. O grupo de jogadores é forte, resta saber se a seleção também será.

Já a Inglaterra de Fabio Capello espera se redimir de fracas participações na Euro Copa. Depois de ficar de fora em 2008, após ser eliminada em casa para a Croácia, os ingleses tem uma seleção renovada. A geração de Beckham, Lampard e Gerrard teve seu último lampejo em "Euros", na disputa de pênaltis, contra Portugal, em 2004.

Hoje, Gerrard sofre com seguidas contusões no Liverpool. Lampard já não é a mesma estrela do Chelsea, assim como Beckham, mesmo tendo conquistado o título da MLS. Hoje, o English Team passa por uma renovação, tendo mais espaço para jogadores como Milner, Carroll, Bent, Young. Mesmo sem brilhar, a recente vitória contra a Espanha serviu para animar, mesmo jogando um futebol defensivo e focado no resultado.

Os mais velhos, Rooney, Terry e Lampard, ainda remanescente tem quase a obrigação de voltar a fazer uma boa campanha e tentar vencer pela primeira vez o mais importante campeonato europeu de seleções.

Relembre a última participação da Inglaterra, na Euro Copa 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário