quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dupla Catástrofe

A quarta-feira da Champions League para os ingleses lembrou em muitos aspectos a devastadora rodada para os brasileiros na última edição da Copa Libertadores, quando Cruzeiro, Inter, Fluminense e Grêmio caíram diante dos rivais de continente no mesmo dia. Os dois primeiros colocados da Premier League, United e City estão fora da Champions League e terão que se contentar com a Liga Europa. Muito pouco para o clube que mais investiu nas últimas temporadas e para o atual finalista da UCL.

Por mais complicado que o grupo do Manchester City demonstrou ser desde o início da competição, a classificação dos azuis não foi dada como garantida em nenhum momento, mesmo que o time fosse um dos favoritos para a inédita conquista da Champions League.

O grande erro da campanha de Mancini foi não dar a devida atenção para os confrontos contra o segundo colocado, Napoli. Em Manchester, após o empate por 1 a 1, o treinador destacou que o resultado foi bom, principalmente por ser uma estreia. Não foi bom. Os italianos eram desde o início o rival pela vaga, pois o Bayern dificilmente não se classificaria e o Villareal é o mais fraco.

Em Nápoles, o pecado foi preservar o principal jogador ofensivo do time, Aguero, até aos 36’ do segundo tempo. Revezar jogadores é importante, mas há partidas que não se pode fazer isso, sobretudo na Champions League, campeonato de poucos jogos, por mais óbvio que possa parecer.


Já a queda do Manchester United foi ainda mais surpreendente. O Basel, apesar de mostrar força na Suíça não fazia o mesmo na Europa. A última vez que os Red Devils ficaram fora das oitavas de final da UCL foi em 2005/06, desde então, o Basel foi três vezes campeão do país e duas vezes vice. Mas é pouco para eliminar o United, mesmo tendo talentos como Frei, Streller, e os novatos Xhaka e Shaqiri.

O time de Alex Ferguson venceu apenas duas vezes na fase de grupos da Champions, contra o fraco Otelul Galati, que perdeu todos os jogos. O vexame já se concretizou nesta temporada que está sendo marcada por um período de renovação de jogadores, agora resta a Premier League, pois a Liga Europa é pouco para o atual vice-campeão da Champions.

Arsenal e Chelsea não empolgaram na fase de grupos. Os Gunners tiveram a oportunidade de inserir novos jogadores na equipe, como Mertesacker, André Santos e Arteta. O que pode tirar de negativo foram os poucos gols. Somente em uma das seis partidas o Arsenal marcou mais que um gol – 2x1 no Borussia Dortmund, em Londres. Assim, os Gunners fecharam com o segundo pior ataque entre os classificados, somente a frente do Apoel.

O Chelsea também não foi brilhante, tanto que o técnico André Villas-Boas chegou a ter sua demissão cogitada, mesmo o fato não sendo incomum em Stamford Bridge. Apesar da classificação sem grandes problemas, o ponto negativo – que pode ser fatal no sistema de eliminatória – foi não ter vencido fora de casa, com empates diante de Valencia e Genk, e derrota para o Bayer Leverkusen.

Um comentário:

  1. Participe você também do Super Quiz:
    http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-primeiro-desafio-lancado.htm

    ResponderExcluir