terça-feira, 24 de maio de 2011

Emocionante? Sim. Decisiva? Nem tanto


Chegou ao fim mais uma temporada do Campeonato Inglês. A última rodada realizada no domingo confirmou o título do Manchester United, garantiu na próxima Champions League, Chelsea, Manchester City e Arsenal. O Tottenham vai para a Europa League, junto com o Stoke City, que foi vice-campeão da FA Cup. Na parte de baixo da classificação, West Ham, Blackpool e Birmigham foram rebaixados.

Porém a rodada não teve caráter decisivo para definir os postos das equipes após 37 rodadas. Ela foi emocionante em diversos momentos, sobretudo para os 5 times que entraram em campo com chances de caírem para Championship, fazendo companhia para o West Ham, rebaixado uma rodada antes.

No Old Trafford, o já campeão Manchester United teve mais trabalho que o esperado para enfrentar o esforçado Blackpool. Com o título garantido e a final da Champions no próximo sábado fez Alex Ferguson poupar jogadores importantes, como Rooney e Ferdinand. Isso juntamente com o relaxamento natural de um e o desespero iminente de outro serviu para equilibrar o duelo. Assim, o jogo foi definido apenas no segundo tempo. 4 a 2 para o Manchester. O Blackpool que esteve à frente no placar arriscou-se ao limite em decidir sua permanência na última rodada contra um time que não perdeu nenhuma em casa. E o esperado rebaixamento antes da partida começar foi confirmado.

Como o Blackpool enfrentava o poderoso Manchester United e com o West Ham já rebaixado, teoricamente restava apenas uma vaga para cair. Um dos jogos mais interessantes seria Blackburn e Wolverhampton. Seria. Mesmo jogando em casa o Wolverhampton sofreu 3 gols na primeira etapa. O resultado deixou o Blackburn em situação relativamente confortável no segundo tempo. 

Os Wolves conseguiram diminuir a diferença para 3 a 2. A cada gol que sofria a torcida do Wolverhampton concentrava mais força para o Tottenham. Afinal, caso os Spurs vencessem o Birmigham, o time atual campeão da Copa da Liga Inglesa ele estaria rebaixado. Jogando em casa, os Spurs bateram o Birmigham por 2 a 1 e carimbaram presença na Liga Europa, para contragosto ou não de Harry Radknapp e devolvem o Birmigham para a divisão de acesso.

A outra equipe que poderia ser rebaixada era o Wigan. Time com torcida pouco expressiva perto das demais na Premier League, o Wigan venceu o Stoke City fora de casa, por 1 a 0 e manteve-se na Elite por 1 ponto.
Na parte de cima da classificação, o Chelsea não disputava nada no confronto contra o Everton. 

A derrota por 1 a 0 fica na história por encerrar a curta participação de duas temporadas de Carlo Ancelotti nos Blues. Já o City confirmou a vaga direta na Champions League ao vencer o Bolton, por 2 a 0, fora de casa. Porém a vitória nem precisava ter ocorrido para confirmar a vaga porque o concorrente Arsenal apenas empatou com o Fulham, por 2 a 2. Assim, o time de Àrsene Wenger terá que disputar a fase pré-Champions League, podendo encontrar adversários complicados pelo caminho, pois a repescagem coloca frente a frente times de importantes Ligas que não foram bem colocados em seus campeonatos locais, como por exemplo, Bayern de Munique, Villareal, Lyon, entre outros.

A outra partida em jogo que tinha relevância era pela vaga na Liga Europa. Mesmo desprezada pelo técnico Harry Redknapp, o Tottenham venceu a disputa contra o Liverpool e deixa os Reds fora de qualquer competição européia na próxima temporada. Assim chegou ao fim a temporada do Campeonato Inglês, a última rodada não foi tão decisiva para a grande maioria dos times, até porque muitas das decisões já haviam ocorrido nas rodadas passadas, mas, convenhamos deixar tudo para a última hora é coisa de brasileiro, não de inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário