domingo, 11 de dezembro de 2011

Em questão: Demissão de Ferguson e a cultura brasileira


Esta semana vivemos a eliminação do Manchester United da UEFA Champions League. Pra muitos uma catástrofe, um absurdo, o fim do mundo. E pior que o fim do mundo: Algumas pessoas defenderam, mais uma vez, a saída de Sir Alex Ferguson do comando dos Red Devils - Jornalistas, torcedores brasileiros, e alguns "sabemtudo" do mundo da bola.

O argumento que surgiu, depois da eliminação do clube na Champions, foi de que o United precisa de uma renovação no comando, pois onde já se viu um treinador durar 25 anos no comando de um clube (Sim, algumas pessoas afirmaram isso de maneira pejorativa).

O fato do Brasil passar por uma revolução no futebol (o futebol europeu está começando a dominar o público brasileiro - e todos os que acompanham futebol europeu fazem parte disso (me incluo, claro)) traz a tona uma série de comentários e "imbecilidades" da cultura brasileira para com o futebol. Ou seja, técnico que perde tem que cair.

Isso se torna ainda mais absurdo quando o técnico em questão é Alex Ferguson. Não entrarei em detalhes da história do escocês no Manchester United, pois já fiz isso em posts anteriores no blog - AQUI você pode conferir - mas alguns fatos devem ser lembrados:

Bom, não foi a primeira vez na história do futebol do Manchester United que o clube caiu na primeira fase da competição mais importante do mundo. Aliás, a última foi há apenas cinco anos. Onde Alex Ferguson, na ocasião, também fora questionado. A questão é: Depois daquela eliminação na fase de grupos, em 2005/06, Ferguson alcançou as semi-finais em 2006/07, o título em 2007/08, a final em 2008/09, as quartas em 2009/10 e novamente a final na temporada passada. Agora, me diga, quem é que pode dizer que isso não acontecerá novamente?

Tomando outro assunto: Renovação. Muitos defendem a saída de Ferguson para renovar o United. Oras, essas pessoas não devem acompanhar em nada o United. Particularmente esse ano (e eu atribuo a má campanha na Champions por isso), o clube passa por uma renovação drástica e necessária. Ferguson está renovando o United e, naturalmente, os resultados podem não aparecer - apesar disso ele é vice-colocado na Premier League e deverá brigar pelo título (campanha horrível, né?).

Vidic ficará de fora de todo o restante da temporada após grave lesão no joelho

Chicharito também só voltará na próxima temporada, depois de lesão no Aquiles.

Soma-se a isso o grande número de lesões que o clube tem nesta temporada: Chicharito fora até 2012/13, Vidic (saiu machucado na fatídica partida) também. Fora Berbatov, Owen, Cleverley, Rafael e Fábio, que estão no departamento médico e prejudicam demais a estrutura tática do United. Ferguson, há alguns jogos, utiliza o jovem e recém chegado Phil Jones no meio campo por conta da falta de opção e, particularmente na partida contra o Basel, teve de escalar Park como atacante, já que Welbeck não tinha condições físicas para jogar 90 minutos, pois retornava de lesão.

Aos "brasileirinhos" que defendem a demissão de treinadores: Não tentem mudar a cultura dos outros países. Você tem que tentar mudar a nossa. Ela está errada. A nossa, não a deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário